quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Fenris: o lobo do Texas no folk metal





Alejandro Sacripanti (baixo, backing vocals)
Braulio Granado (guitarra solo)
Brandon Briggs (guitarra base, backing vocals)
Pete Brown (vocal)
Brennan Shackelford (bateria)


País: EUA

Gênero: melodic folk metal

Fenris é uma banda excepcional estadunidense, mais precisamente de Plano, Texas. Trazendo seu melodic folk metal, cheio de referências Tolkienianas, não poderia ser melhor. O blog Oroborus realizou uma entrevista escrita com eles nos últimos dias e aqui está. Confiram!


1. Olá, Fenris! Primeiro, gostaria de agradecê-los por aceitarem fazer esta entrevista conosco do blog Oroborus. Fenris é um dos nomes do lobo monstruoso na mitologia nórdica, certo? Por que escolheram este em particular para ser o nome da banda?

Alejandro: Muito obrigado por nos contatar, é um prazer absoluto! Sempre amei a mitologia nórdica. Todas as histórias e lendas são coisas que eu simplesmente não me canso. Originalmente, eu, Alejandro Sacripanti, comecei a Fenris. Quando estava pensando sobre os possíveis nomes para a banda, minha mente foi procurando por todas as variedades e diferentes lugares, filmes, videogames (sim, eu sou um grande nerd haha) e finalmente pela mitologia nórdica. Eu sempre fui fascinado por lobos. Não poderia pensar num nome melhor do que um que represente uma besta monstruosa pronta para engolir o mundo à sua frente. Eu esperava que o nome “Fenris” capturasse um tanto do poder e determinação que tenho pela música que criamos. Dito isto, penso que o nome também se encaixaria bem, uma vez que já tínhamos músicas sobre a mitologia nórdica, só não estava expresso em nosso nome até o momento.

2. Desde o dia que vi o logo da Fenris pela primeira vez, eu instantaneamente senti que devia ouvir a música por trás do logo. De alguma forma, ele parecia estar me chamando. Como o criaram? Qual a história sobre ele?

Alejandro: Obrigado! Eu esperava criar algo que tivesse esse efeito como logo, de chamar pessoas para ouvir nossa banda. Ele saiu diretamente do que o nome da banda representa. Assim que eu estava de fato decidido com o nome “Fenris”, todo tipo de ideia veio à minha cabeça sobre o que poderíamos fazer de logo. Encontrei-me com um artista que havia trabalhado com minha outra banda. Esse homem, Nathan James, pode criar magia a partir de suas digitais! Nós nos encontramos no restaurante Wendy’s por conta do meu amor por baconators – sanduíches americanos com muitos hambúrgueres, fatias de bacon e queijo -. Uma vez que estávamos lá, já começamos a tagarelar sobre qual era minha visão perfeita para um logo, sempre esperando que ele estivesse entendendo meu discurso louco. Eu sabia que queria um lobo no logo porque obviamente o nome se referia a um lobo enorme, mas queria que representasse mais. (Estejam cientes da minha conversa de nerd haha.) Fenris foi a morte de Odin na mitologia nórdica, por isso que incluí os dois corvos no logo. Para passar a mensagem das mandíbulas de Fenris se fechando ao redor de Odin e do resto do mundo.

3. No Metallum, nós encontramos que suas letras são inspiradas pelas obras de Tolkien, assim como podemos perceber pela letra da perfeita música ‘Nazgûl’. Por que escolheram esse mundo literário fantástico como temática para a Fenris?

Alejandro:
Já mencionei aqui que sou um nerd? Hahaha. Não, sério, eu absolutamente amo “O Senhor dos Anéis”. Sinto como se fosse uma lei para qualquer banda de folk, epic ou power metal. Eles TEM que escrever, no mínimo, uma música sobre o santo graal da fantasia, “O Senhor dos Anéis”. Isso e talvez tenha a ver com o fato de eu mesmo ter uma fantasia de ring wraith.

Procuro por inspirações em qualquer lugar que eu as encontre. O mesmo ocorre com Eric Hill, o frontman fundador da Fenris, que trabalhou comigo para criar esta banda. Ele trouxe inspiração do ‘The Legend of Zelda: Majora’s Mask’ para escrever as letras de nossa música ‘Mask’. Tento dar meu melhor em mergulhar as pessoas numa história com as letras que escrevo. Quero que todos se sintam parte das músicas. Aliás, talvez tenham músicas sobre dragões no próximo álbum... mas eu não te disse isso hehe.


Esquerda para direita: Sacripanti, Shackelford, Granado, Briggs e Brown


4.
Todos nós temos aquela banda que gostamos por toda nossa vida, aquela que nós nunca enjoaremos. Quais influências musicais cada um da Fenris trás para a banda?

Alejandro:
Falando por mim, sou apaixonado por Wintersun e Ensiferum (Todos saúdem Jari Mäenpää!!!). Posso ouvi-los o tempo todo. São essas bandas as minhas maiores influências, aquelas que trago para a música da Fenris. Agora para o resto da banda, eu diria que são estilos de música bastante diferentes. Nosso novo frontman, Pete, é um grande fã de black metal. E isso funciona bem porque ele é talentoso em trazer incríveis e poderosos vocais.
Os novos guitarristas, Braulio e Brandon, trazem influências diferentes também. Braulio é fã de guitarras mais tech death e ele realmente sabe como apimentar um riff. Enquanto isso, Brandon é excelente em fazer os mais lindos movimentos nas músicas por causa de seu amor por melodic death. Por último, falo de nosso baterista Brennan que, assim como Braulio, é um grande fã de tech death, então claro que ele consegue mandar um blast como ninguém, mas é bem mais que isso. Eu posso falar com ele sobre um estilo que estou pretendendo numa certa música e ele é capaz de agitar um ritmo que eu nunca, nunca pensaria. E isso é a perfeição nesse mundo quando estamos compondo!



5.
Vocês são do Texas, EUA, certo? O que diriam da cena do metal underground por aí? Ela é unida?

Alejandro:
Nossa cena local está melhorando. Ela foi unida por certo tempo, mas recentemente tenho visto bandas lutando contra bandas, pessoas sendo elitistas. Agora, está começando a parecer uma irmandade de novo, o que é algo bom. Metaleiros deveriam trabalhar juntos, esforçando-se para fazer o melhor de suas músicas. Estou vendo cada vez mais e mais membros de bandas diferentes ajudando umas às outras e isso me deixa muito feliz. Ninguém quer entrar num palco e ter que se preocupar em ser banido ou julgado, porque isso certamente tira toda a diversão dessa coisa de tocar em shows. Mesmo agora, nós ouvimos boatos de outra banda de folk metal começando carreira aqui em Dallas e só descobrimos porque eles compartilharam nossa música. É realmente maravilhoso saber que estamos construindo uma trilha para outras bandas locais de folk metal. Para que assim fiquem tranquilas e seguras de que é OK tocar alguma coisa diferente de Pantera aqui no Texas (risos).



6.
Algo que estou sempre me perguntando sobre bandas é a como foi o primeiro show. Qual foi a experiência do primeiro palco na vida da Fenris?

Alejandro:
Nosso primeiro show foi um pouco desesperador e excitante. Eu não estava tão seguro de como as pessoas aqui no Texas reagiriam a quatro caras num palco vestindo kilts. Mas, ao mesmo tempo, estava realmente pronto para mostrar à minha cena local que Dallas tem algo fresco e novo a oferecer. O show foi muito, muito bom. As pessoas gritavam e pediam por mais. Naquele momento, eu soube que aquilo é o que eu sempre quis fazer para o resto da minha vida. Nós não aguentávamos mais esperar para voltar aos palcos depois daquela primeira vez.




Foto tirada por Necro Blanca Photography

7. Vi algumas fotos e notei que vocês usam algumas roupas especiais nos shows. Isso, penso eu, é algo incrível porque traz a atmosfera daquilo que vocês cantam e tocam. Por que preferem esses trajes a roupas “normais”, como camisetas de bandas, nos shows da Fenris?

Alejandro:
Ah sim! Nós usamos kilts! A coisa engraçada é que tudo começou como uma piada. Eric brincou dizendo que se eu comprasse um kilt para ele, ele o usaria nos palcos. Depois de algumas gargalhadas, me toquei de que eu realmente deveria fazer aquilo. Então, fui em frente e encomendei um kilt para ele e um para mim. A razão pela qual prefiro me vestir do jeito que fazemos é para que providenciemos uma experiência a quem nos assiste. É chato e já é “manjado” demais aparecer com camisetas de bandas ou outras roupas “normais” no palco. Nós estamos ali para entreter pessoas. Eu quero que as pessoas realmente se sintam como se estivessem prontas para entrar numa batalha e estraçalhar alguns trolls!



8.
‘Across the Darkened Skies’, é um full-length incrível que a Fenris fez e foi lançado recentemente, certo? Eu o escutei através do YouTube tantas vezes e eu não deixo de pensar que é uma obra além do excepcional. Como foi gravar e produzir tal álbum?

Alejandro:
Muito obrigado! Essas palavras significam muito pra mim! Na época que estávamos gravando o álbum, era apenas Eric e eu trabalhando nele. Foi um sentimento absolutamente mágico gravar nossa música. Nós estávamos tão excitados para dividir nosso trabalho com o mundo. Eu até me lembro de que, uma vez que o álbum estava feito, encomendei 50 cópias físicas e as distribuí de graça. Queria que as pessoas ao redor de Dallas soubessem que uma banda de folk metal estava nascendo.



'Across the Darkened Skies' e sua fenomenal arte de capa que, assim como o logo, foi feita por Nathan James



9.
Assim como o álbum de vocês, a Fenris é recém-nascida, uma vez que foi formada em 2013 e já é uma banda de talento imenso. Como é ser uma banda de tamanha qualidade em tão pouco tempo de existência?

Alejandro:
É muito importante se doar completamente! Se você ama o que está fazendo, você deveria colocar o seu coração e sua alma nisso. Eu passo todos os meus dias pensando sobre o que posso fazer para melhorar minha música. Às vezes, estou tomando banho e já imaginando alguma coisa muito legal e posso até sair correndo do chuveiro para que anotar a ideia antes que eu a esqueça. Agora, tenho me gravado “cantando” partes de guitarra e orquestrações no meu celular onde quer que eu esteja e a ideia surja. Tudo para que eu não me esqueça das ideias. Acho que já devo ter uns 30 vídeos no celular comigo cantando guitarra solo, orquestrações épicas e algumas linhas de vocal haha.



10.
O que vocês pensam sobre se tornarem uma banda ouvida no mundo todo? Vocês pensam em fazer tour com a Fenris em outros países um dia?

Alejandro:
É para isso mesmo que temos nos esforçado! É isso que nos mantém na luta! Nós sonhamos e falamos sobre isso o tempo todo. Queremos viver disso. Nós queremos viajar pelo mundo e compartilhar nossa música com todas as pessoas. Não consigo pensar em nada que eu mais queira fazer com minha vida, além disso. Sei que me arrependeria para sempre e nunca me perdoaria se não tentasse realizar esse sonho.



11.
E para terminar nossa conversa, eu gostaria de agradecê-los novamente no nome do blog Oroborus e desejar a todos vocês e à Fenris meus melhores sentimentos. Nós terminamos esta conversa com um espaço livre para a Fenris dizer o que quiser.

Alejandro:
Muito obrigado por nos contatar, é realmente uma honra! Significa muito para mim quando alguém chega até nós querendo saber mais sobre a Fenris e como a banda vai. Nós esperamos que estejam sempre por aí para ver o que temos guardado no futuro desse mundo.
O álbum #2 será definitivamente épico!
Mais uma vez muito obrigado por nos contatarem! Mantenham-se seguros e se mantenham no metal!




Postado por Caterine Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário