quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Shylmagoghnar: atmosfera, intensidade e viagem


Localização: Zuid-Limburg, Países Baixos



Nimblkorg (guitarras, baixo, bateria, teclado)

Skirge (vocal, letras, teclado)



Gênero: progressive / melodic death metal 



Shylmagoghnar é uma banda que conheci enquanto ouvia um monte de bandas de death melódico através do canal Melodeath by Countries no YouTube. É uma banda que possui apenas um álbum, mas desde já se mostra além do incrível. Confira abaixo a entrevista do blog com esses dois multi-instrumentistas da Shylmagoghnar!
1. Olá, Shylmagoghnar! É um prazer para nós, do blog Oroborus, entrevistá-los. Para iniciar nossa conversa, li no site da banda que o nome Shylmagoghnar veio de uma combinação de vogais. Então, como isso aconteceu? E, uma pergunta pessoal, como ele é pronunciado?

Olá! O prazer é nosso, obrigado. É uma boa maneira de começar um novo ano!
Sobre o nome: é uma amálgama de sons "rúnicos" que são pessoalmente poderosos para nós. Estes sons também são destinados a descrever a atmosfera e o conteúdo lírico da nossa música de uma forma abstrata. Nós inicialmente consideramos outros nomes, mas acabamos por ficar com este, porque é, ao mesmo tempo, muito pessoal para nós como indivíduos, assim como é bem exclusivo também.

Naturalmente, recebemos bastante a pergunta sobre a pronúncia, então aqui está um exemplo com a escrita fonética para esperançosamente deixar isso claro: https://db.tt/HJetFXtq




2. Shylmagoghnar é formada por dois membros, certo? Você chamam-se de "irmãos de sangue". Quando e como vocês decidiram criar a banda?

Está correto. Nós nos conhecemos em nossa adolescência (cerca de 16 anos atrás) e nós imediatamente sentimos uma profunda conexão. Um dos temas que mais nos conectava era a música. Foi inevitável que em algum momento posterior nos tornássemos interessados em fazer música juntos. Skirge começou com as letras e Nimblkorg com a guitarra. Em algum ponto, ambos começaram a praticar vários outros instrumentos.

Com isso, foram criadas as bases para um projeto em conjunto. O nascimento da Shylmagoghnar era uma coisa natural, mas nossas habilidades ainda estavam longe de ser suficiente para fazer um álbum completo. Passamos cerca de uma década para chegar a um nível em que estivéssemos satisfeitos com o resultado. Nesse tempo, houve muitas revisões do que eventualmente se tornou o álbum "Emergence".

Da esquerda para direita: Nimblkorg e Skirge



3. Vocês podem nos dizer como foi criar um logo que se encaixasse na proposta de som da Shylmagoghnar?

Nimblkorg: O logo foi projetado por nosso amigo Minghao Xu (Void Visuals) - o mesmo que desenhou a arte da capa. Ele fez esboços enquanto nós falamos sobre os princípios que Shylmagoghnar assume. Depois de algumas idas e vindas, este logo foi o resultado.
As seguintes coisas eram importantes para o projeto:

- tinha de parecer orgânico/terrestre, mas com alguma simetria;

- a árvore emblemática da visão que também está na capa deste álbum tinha que desempenhar um papel central;

- tinha que permanecer pelo menos um pouco legível. O nome já é bastante complexo - torná-lo muito difícil de ler, provavelmente não seria uma boa ideia!

Sobre o segundo ponto, posso também acrescentar que a opção de fazer o G proeminente foi inspirado por outras bandas que se transformam uma única letra do seu nome num logotipo reconhecível. Pense em Opeth, por exemplo. Se mostrar a letra O do Opeth a fãs de metal, aposto que a maioria deles sabe imediatamente de onde vem. Eu acho que é um ótimo design.
A razão pela qual nós fomos para o G no meio, ao invés da primeira letra, é simplesmente porque eu acho que G é uma letra esteticamente mais agradável do que a letra S, além de criar um ponto de foco central no logo.




4. Encyclopaedia Metallum nos informa que o gênero da Shylmagoghnar é progressive/melodic death metal. Vocês dizem que é mais progressive/ atmospheric melodic death e também black metal. Sobre as letras, nos diz que os temas da Shylmagoghnar são humanidade, tristeza e natureza. Como vocês evoluem a identidade do Shylmagoghnar, relacionando som e letra?

Porque este projeto tem estado conosco por um longo período de formação, o desenvolvimento dos estilos musicais e temas líricos tem sido inconsciente. Eles estão interligados com nossas vidas pessoais, e, portanto, a identidade do projeto desenvolve com as nossas próprias identidades.

Apesar desta natureza autobiográfica, nós nunca realmente nos sentimos no controle do projeto. Nós o descrevemos como uma entidade com vida própria em várias ocasiões e isso não é exagero - nós nos consideramos apenas como mensageiros.

Como você observou, as descrições de gênero da nossa música variam bastante dependendo de pra quem você pergunta. Nós mesmos realmente não sabemos como classificá-la, seja em nossas mentes ou quando trabalhamos no projeto.
Nós tomamos as classificações através dos gêneros que são mencionados mais frequentemente pelo feedback de nossos ouvintes, na esperança de que vá ajudar a alcançar nosso público alvo - algo que até agora parece estar funcionando muito bem. Vamos deixar isso para o público decidir se concorda com essa descrição ou não. Só esperamos que valha a pena ter gasto um tempo escutando nossas músicas.




5. Esta música não lançada, "Journey Through the Fog", disponível no YouTube, é realmente incrível! Ela tem uma aura bastante black metal. Por exemplo, o riff de introdução soa semelhante à algumas faixas do Bathory. Realmente impressionante! Foi a primeira música que a Shylmagoghnar já produziu?

Longe disso! Foi uma das últimas demos compostas antes de começarmos a montar o que seria a nossa estreia oficial. Essa faixa foi originalmente destinada a ser parte dessa estreia. Praticamente a única razão pela qual ele foi retido foi porque achamos que é extremamente importante que as músicas de um álbum sejam como capítulos de um livro, de modo que os seus temas têm de ser os mesmos.

Sentimos que o tema de "Journey Through the Fog" (que foi baseado em letras que simplesmente não tinham sido registradas nessa demo) se encaixaria melhor com o que tinha em mente para um ainda futuro álbum. Esse álbum é para o qual estamos terminando a escrita das letras atualmente. Por isso, estamos muito contentes que esta demo está no Youtube e que as reações a ela até agora tem sido positivo! Vocês podem esperar que a versão final manterá a essência que tinha enquanto demo, mas com um pouco mais de variação ... e vocais, é claro!




6. Ao contrário de muitas outras bandas de Metal, Shylmagoghnar começou com um full-length, ao invés de uma ou outra demo. 'Emergence' é uma obra-prima em minha opinião. As músicas instrumentais perfeitamente trabalhadas como  "The Cosmic Tide", "The Sun No Longer" e a primeira faixa, além do incrível, "I Am the Abyss", que me chamou tanto a atenção desde a primeira vez que os ouvi. Tais intros matadoras, linhas de baixo bem feitas, os aqueles riffs bem estilo melodic death metal. Além disso, seria impossível não destacar os vocais pesados e letras impressionantes em "This World Shall Fall". Como foi a experiência de compor, gravar e lançar 'Emergence' em 2014?

Muito obrigado!
O desenvolvimento e lançamento do álbum foi uma longa estrada, no mínimo, por assim dizer. Nossas vidas pessoais não estavam sendo fáceis e, por muitas vezes, isso poderia facilmente ter significado a morte prematura do projeto. No entanto, devido à nossa forte ligação e nossa paixão em comum pela música, temos o prazer de dizer que tudo perseverou.

A coisa mais difícil foi a de que o projeto sempre foi totalmente independente, o que significa dizer que na sua essência é algo grande, mas, na prática, significa que é muito fácil perder o foco. Quando começamos, nós podemos ter subestimado o que era preciso para fazer um álbum completo com a qualidade que tínhamos em mente. Passar pela frustração e manter-nos esperançosos e disciplinados, constituiu um verdadeiro desafio.

No entanto, também  houve experiências muito positivas com o projeto em curso. Ele nos ajudou a cavar mais fundo nós mesmos e deu forma a nossa identidade.
Quando as coisas estavam finalmente terminadas e pudemos lançar nosso próprio álbum por nossas próprias mãos pela primeira vez, foi uma experiência surreal.

Desde que o álbum foi lançado, as reações têm sido tão esmagadoramente positivas que impulsionaram e muito a nossa motivação. Todo o tempo que passamos trabalhando valeu a pena e esperamos que continue valendo por muitos anos. Não podemos agradecer os fãs suficientemente por nos darem isso.

'Emergence' é realmente um full-length magnífico até mesmo em sua arte de capa por Minghao Xu.




7. No site da Shylmagoghnar, descobrimos que vocês deixaram as tabs para 'I Am the Abyss' disponíveis para download. Essa música é a minha favorita do álbum 'Emergence'. Se eu pudesse tocar instrumentos, tendo isto em mãos, certamente me faria feliz. Por que vocês decidiram fazer isso?

Nimblkorg: Estamos felizes por ter apreciado! A resposta para a pergunta já brilha através de suas próprias palavras: além de fazer música para nós mesmos, nós tentamos ajudar como pudermos nossos colegas músicos. Eu acho que uma das melhores maneiras de se fazer isso é dar-lhes uma motivação para pegar seu instrumento e tentar algo novo. Para músicos experientes , isso poderia ser apenas uma coisa que eles precisam para tirá-los da rotina, enquanto que para os novos, poderia ajudá-los no desenvolvimento de seu próprio estilo.
Agora estou começando a ver vídeos de pessoas tocando suas próprias versões de "I Am the Abyss" e eu não consigo descrever o quão incrível eu acho isso.




8. Quais seriam as três palavras para descrever o som da Shylmagoghnar para alguém que não ouviu as suas músicas antes?
Pergunta difícil! Nós responderemos com nossa intuição e dizer as três primeiras palavras que nos vêm à mente:

Nimblkorg: Atmosfera, intensidade, viagem

Skirge: Atmosfera, dificuldades, crescimento




9. Atualmente, vocês não fazem shows, certo? Vocês pensam em fazer shows com a Shylmagoghnar algum dia?

Nimblkorg: Eu vou responder isso, porque isso tem muito a ver comigo pessoalmente. Enquanto não é algo que eu gosto de falar em público, temos recebido bastante essa pergunta, então eu acho que é melhor sermos abertos sobre isso.

Ao lado dos desafios óbvios de se tocar ao vivo com uma banda de dois homens, a principal razão pela qual não estamos tocando ao vivo é que eu sou doente crônico e parte disso faz com que eu seja extremamente propenso a sobrecarga sensorial. Em outras palavras, estar em espaços públicos por mais de alguns minutos é quase insuportável para mim. Vou deixá-la com sua própria imaginação sobre como me sinto sobre a ideia de estar em um palco sob um foco de luz e de frente para uma multidão de pessoas.

Eu sei que muitas pessoas adoram música ao vivo e lamento decepcioná-los nesse aspecto. Por outro lado, eu poderia nunca ter passado tanto tempo praticando música se não fosse por essas circunstâncias. Isso me dá consolo e uma razão para viver. Espero que as pessoas possam respeitar isso.




10. Shylmagoghnar teve reviews feitas por alguns zines, certo? Além disso, as pessoas interagem muito com vocês na página da banda no Facebook. Como esse feedback é percebido por vocês dois?

Pensamos que é incrível e muito além do que se esperávamos! É uma experiência humilhante (de maneira positiva)! Nós, naturalmente, temos nossos próprios músicos que nos inspiraram e tiveram muito impacto positivo sobre nossas vidas. Ouvir de pessoas que temos um efeito semelhante sobre eles é um sonho que se torna realidade. Nós esperamos inspirar outros a perseguir seus objetivos, independentemente das possibilidades.




11. Em Setembro, na página da Shylmagoghnar, vocês nos informaram que um novo trabalho da banda está a caminho. Vocês o descrevem, entre outras coisas, como "uma continuação natural de uma viagem que já embarcaram com 'Emergence' ". Vocês podem nos dizer algo sobre este próximo trabalho?

Com prazer!No momento, estamos muito ocupados encerrando as letras para esse próximo álbum. Ele está muito perto de ser terminado - exceto por uma música, o álbum demo pode ser ouvido do início ao fim -, mas estamos extremamente críticos com relação ao nosso próprio trabalho, de forma que estes últimos passos levam muito tempo e energia para fazer as coisas exatamente como nós queremos que eles sejam. Queremos que cada música tenha o seu próprio peso, ao mesmo tempo, engrene bem com as demais. É um processo altamente interativo.

Temas que serão centrais no álbum são o passar do tempo, num acordo com os seus próprios limites à mortalidade, além de vida e morte. Por alguma razão, estes continuaram no nosso pensamento quando estávamos conceituando-o, por isso, esses foram os temas que abarcamos. O álbum será chamado "Transience", que significa "um impermanência sugerindo a inevitabilidade de se findar ou morrer". Não é tudo obscuro - embora pensemos que a inevitabilidade da morte também dá valor a vida.

Tal como acontece com "Emergence", um dos nossos principais objetivos é criar um clima e contar uma história por meio de estilos contrastantes, porém coerentes.
Faixas instrumentais voltarão a ocupar uma parte considerável do álbum. Por exemplo, atualmente parece que a faixa final será um retrato musical de 14 minutos de uma vida desde a sua concepção até o seu fim.
As letras e os vocais terão ampla oportunidade de brilhar mesmo assim. Como as músicas em geral, este álbum será mais longo e "mais uma viagem" do que algumas das faixas de "Emergence". É tudo um pouco difícil de explicar em palavras, mas nós pensamos que este conceito se tornará claro já na faixa de abertura.

Nós não queremos compartilhar qualquer uma das demos deste álbum ainda porque pensamos que as primeiras impressões são importantes demais para desperdiçar assim. A demo "Journey Through the Fog" no Youtube é uma dica decente de alguns elementos de estilo existentes neste álbum.

Desejamos que houvesse algo mais útil que poderíamos falar sobre o álbum, mas certamente a música final deve falar por si só. Estamos muito ansiosos pelo dia em que poderemos compartilhar nosso novo trabalho com você e esperamos que valha a pena esperá-lo!




12. Além do novo trabalho, quais são os planos para um futuro próximo da Shylmagoghnar?

Houve alguns pensamentos que brinquei que podem ou não acabar sendo concretizados. Uma das coisas que vem aparecendo muitas vezes em nossas conversas é o pensamento de projetos alternativos (tanto em conjunto ou sozinho/com os outros músicos) que foram acumulando poeira nos últimos anos, enquanto temos apostado exclusivamente na Shylmagoghnar.
Como mencionado antes, quando escrevemos um álbum é extremamente importante para nós que todas as músicas façam sentido em seu contexto. Na prática, isso significa que para cada música que forma o álbum, vários outras são descartados. Isso é, muitas vezes é uma decisão difícil de tomar porque nós geralmente gostamos muito dessas músicas - é uma pena vê-las indo para o lixo. Então, isso é algo que podemos dar uma olhada, uma vez que o próximo álbum esteja terminado.

Nimblkorg está considerando fazer uma série chamada "Como fazer e lançar um álbum por si mesmo partindo do zero", seja em formato de vídeo ou  texto, com o que parece estar se tornando cada vez mais relevante nesta era.

Por outro lado, gostaria de conceder alguns pedidos que nossos ouvintes foram expressando, como a adição de pôsteres em nosso merch, um possível lançamento em vinil de nossos álbuns (dependerá se poderemos nos dar a esse luxo), mostrando alguns making-ofs e outras espiadas no próximo álbum, etc.

  


13. E para terminar a nossa conversa, em nome do Blog Oroborus, gostaria de de novo agradecer a vocês por esta entrevista e desejar tudo de bom para ambos e para a Shylmagoghnar, é claro. Este espaço final é com vocês!

Nimblkorg: Muito obrigado, Caterine, por seu entusiasmo e perguntas interessantes! Tivemos um tempo muito bom respondendo e nós esperamos que goste do resultado.
E, claro, obrigado aos leitores também por seu tempo e interesse! Esperamos trazer novidades sobre a próxima produção que não está muito longe de ser lançada. Um ótimo 2016 para todos vocês! Hail!

Skirge: Obrigado pela oportunidade e interesse! Esperamos que os nossos esforços futuros sejam tão poderosos para você como foi nosso debut, porque com certeza não nos contentaremos com nada menos que isso. Desejo a todos um grande e produtivo ano novo, seja na música ou qualquer outra coisa que vocês se esforcem para conseguir!





Postado por Caterine Souza

2 comentários: