quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Oroborus: brutalidade no groove metal paraguaio


Localização: Asuncion, Paraguai

Barco Basurero Soley (vocal)
Diego Azote Larroza (guitarra)
  Fabrizio Grippo (baixo, guitarra)
Marcos Lezcano (bateria)

Gênero: groove metal
Oroborus é uma banda que conhecemos recentemente, quando estávamos à procura de um nome para este blog. Assim que escolhemos Oroborus como nosso nome, encontramos esta banda incrível e queríamos muito fazer uma entrevista com eles, só por causa dessa coincidência de nome. Confira nossa conversa com eles!


1. Olá, Oroborus! Primeiro de tudo, muito obrigado em nome do blog por esta entrevista! Quando eu, Caterine Souza, e Renan Martins estávamos à procura de um nome para o nosso blog, nós decidimos chamá-lo Oroborus porque nós dois gostamos muito de "Oroborus", da banda francesa Gojira. Então, procuramos o nome no Facebook e encontramos a sua banda! Vocês a nomearam Oroborus depois da música do Gojira?

Olá e agradecemos a você pelo interesse em nós. Bem, nós colocamos o nome da banda por causa da música, mas não inteiramente. Como nós sempre soubemos o que "Oroborus" significava e o que ele representa (o ciclo eterno das coisas, as lutas e os empenhos eternos) que é o que a música do Gojira fala. Isso é também o que nós pensamos que descreve o espírito da banda.



2. Como foi para projetar um logo que se encaixasse na proposta de som do Oroborus?

Os processos  desse projeto foram fáceis porque acabamos por criar algo com base no que nós somos, para que ele pudesse realmente refletir a identidade da banda e não algo que não somos.



3. Agora, Oroborus tem quatro membros, certo? Como foi reunir pessoas para iniciar o Oroborus como uma banda  em 2012? E quais influências e referências musicais cada um de vocês traz para o Oroborus?

Nosso baixista, Fabrizio Grippo, é influenciado pelo Death Metal atraves de bandas como Dethklok, Septicflesh e Behemoth, formou a banda de volta em 2012 com Miguel Gimenez como vocalista. Em seguida, Roberto Fleitas, nosso baterista, muito influenciado por bandas dos anos 90 de nu metal, como Slipknot, Deftones e Korn, se juntou à banda e, depois de muitas mudanças, na formação da banda, decidiram adicionar Diego Larroza à banda, um fã de Black Sabbath, Black Label Society, Ozzy Osbourne e Hard Rock, ele entrou como o guitarrista solo. Em 2014, Miguel deixou a banda e os jovem David Soley juntou-se ao Oroborus. Soley é um fã de hardcore/deathcore e influenciado pelo punk, a entrada dele acabou consolidando nosso som no cru, brutal e pesado.

Da esquerda para a direita: Larroza, Basurero, Lezcano e Grippo



4. Como vocês evoluíram a identidade do Oroborus para um som mais estilo groove metal com tema lírico resumido em ira e rock 'n roll, segundo a página da banda no Facebook?

As primeiras letras foram escritas por nosso ex-vocalista Miguel Gimenez que as concentrou sobre os problemas da sociedade como a guerra, a contaminação global e os conflitos pessoais. Desde que nosso novo vocalista, Barco Basurero Soley, se juntou à banda, as letras se tornaram mais obscuras, falando sobre ocultismo, perversidade, atitude e unidade do clã e tudo isso dá à banda mais atitude.




5. O primeiro trabalho do Oroborus foi lançado este ano e é este EP chamado 'Electric Wizard', que é um trabalho incrível. A música autointitulada tem solo de guitarra totalmente único, soando como as primeiras bandas de heavy metal dos anos 80, mas com a identidade do Oroborus bastante postada. Como foi gravar e lançar?

Foi muito fácil de gravar esse EP. Demoramos apenas 2 meses para gravá-lo e lançá-lo. Este foi o nosso primeiro material profissional com David, mas havia muita química na banda desde aquele tempo e isso é uma coisa que pode fazer coisas como gravar e lançar muito mais fáceis.
A arte de capa de 'Electric Wizard' já vem mostrando o potencial do Oroborus.


6. Quais seriam as três palavras para descrever o som do Oroborus para alguém que não os ouviu antes?

''Brutalidade até demais''



7. Vocês são de Asuncion, Paraguai, certo? Tenho notado por algumas fotos na página da banda que Oroborus toca em muitos lugares por lá. Então, como vocês descreveriam a cena underground em Asuncion? É unida?

A cena underground é, e ao mesmo tempo, não é unida. Você pode ver um ligeira elitismo entre algumas bandas, estão divididas em ''old school" e grupos do "new school". Nós fizemos um monte de amigos em ambos os lados, mas ainda há uma grande falta de parceria e uma atitude elitista forte em ambos os lados. Mesmo com estes acontecimentos, podemos dizer que ainda há bandas e pessoas que apoiam o Metal, o Hardcore e o Rock n Roll, em todos os aspectos, apoiando e respeitando não apenas a música, mas o esforço dos músicos e isso é a cena que fazemos parte e sempre seremos gratos.

A arte de capa de "Wrath of the Snake 'é algo para realmente prestar atenção uma vez que é incrível!


8. O último trabalho do Oroborus é esse LP chamado 'Wrath of the Snake', lançado em Outubro. Ouvi-o e, algumas músicas como a eletrizante "Lizard King", "No More System", a autointitulada "Wrath of the Snake" e "Blind War" me surpreenderam tanto desde o riff de intro de cada uma delas. Mesmo a arte de capa é algo lindo! Vocês estão se mostrando ainda mais incríveis conforme o tempo passa! Como foi compor, gravar e produzir esta obra-prima?

Eu compus todas as músicas do último álbum ''on the running", porque foi o tempo que usamos para conviver e ter ideias juntos e ''BOOM", assim criamos as 9 músicas que você ouve no LP e as 3 que estamos planejando gravar para nosso próximo material em 2016. Então, a partir daí, podemos dizer que a nossa música e as letras são honestas e sinceras. A gravação foi difícil, tendo levado quase um ano e meio por causa das mudanças no line up vocal da banda, mas quando o atual vocalista se juntou à nós, tudo mudou para melhor e decidimos, como dissemos em uma pergunta anterior, levarmos os negócios de uma forma mais séria. E desta forma, terminamos e lançamos o álbum em Outubro.

9. Vocês vão tocar no Texas, EUA, e suas músicas estão nas rádios da Itália e Espanha, certo? Como esse feedback positivo é visto por vocês do Oroborus?

É surpreendente saber que nossa música está quebrando barreiras e cumprindo com o que nasceu para cumpri. Porque fazemos música para o mundo, porque nós, como uma banda, não nos contentamos em apenas tocar aqui. Queremos chegar ao topo!




10. Como vocês descreveriam a evolução do Oroborus, mesmo não tendo se pasado tanto tempo entre os trabalhos já lançados?

Oroborus passou por um monte de fases. Desde o início quando tinha uma sonoridade mais Nu Metal, depois passou para um estilo groove metal sulista nos anos 2013-2014 até chegar num Beatdown de Hardcore /Deathcore e Stoner que acabou por influenciar o groove metal, o que pode vir a ser o estilo definitivo do Oroborus.



11. Como é a agenda Oroborus 'para o final deste ano e início de 2016? E sobre o futuro, o que vocês planejam para Oroborus?

Podemos dizer que 2015 tem sido o nosso ano. O último show foi o melhor de todos por termos um retorno impressionante do público. Em 2016, a banda está planejando explodir na cena metal local e internacional e consolidar a nossa '' família '' em todo o país ao fazer e participar de shows de qualidade.


12. E para terminar a nossa conversa, eu gostaria de agradecer mais uma vez para fazer esta entrevista com a gente do Oroborus blog. Desejo tudo de melhor para cada um de vocês e à banda, é claro! Este espaço final é para vocês dizerem qualquer coisa quiserem!

Nós esperamos que vocês aproveitem este primeiro álbum. Vamos entrar em estúdio este mês e começar a gravar nosso segundo EP e iniciar uma turnê internacional. Logo, esperamos chegar em suas cidades em breve. Fiquem no hardcore e permaneçam no metal!

Facebook
Soundcloud


Postado por Caterine Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário