segunda-feira, 7 de março de 2016

Kaotik: old death metal canadense



Localização: Québec, Canadá


Pierre-Luc Simard (vocal)
Alexis Goulet-Bouchard (baixo)
Samuel Paré (guitarra)
Fred Tremblay (guitarra, backing vocals)
Jeff Tremblay (bateria)


Gênero: old school death metal
 
Kaotik é uma banda que conheci no Encyclopaedia Metallum, na seção de bandas aleatórias. Eu gostei tanto do nome que fui no YouTube conferir o trabalho deles. Confira a banda e essa entrevista que fizemos com eles!

 I. Oi, Kaotik! Agradeço, em nome do Oroborus Blog, por esta oportunidade de entrevistá-los! É de alguma forma comum, bandas de old school death metal ter nomes tão  impactantes quanto seu som, o que também ocorre com Kaotik. Por que vocês escolheram este nome para representar a banda?

-- Bem
, não há uma grande resposta para isso. Nós apenas queríamos algo simples, destruidor e compreensível tanto em inglês, quanto em francês. Fred veio com essa ideia em 2007 e todos nós pensamos que era legal para a banda
.





II. Kaotik tem cinco membros agora, certo? Qual é a história por trás da formação que começou em 2007? E, quais seriam as principais influências musicais cada um de vocês traz para a banda?

-- Você
sabe que, na realidade, somos apenas um bando de caras que amam todo tipo de metal e que queriam começar a tocar o próprio som nem que fosse em um quarto juntos. Nós gostamos de dizer que representamos o old death metal e tentamos permanecer fiel ao gênero e à sua história ao adicionar o nosso toque pessoal a ele.




Da esquerda para a direita: Samuel, Fred, Pierre-Luc, Jeff e Alexis





III. Encyclopaedia Metallum nos diz que seus temas líricos são zumbis, horror, assassinato, guerra, invasão e terror. Então, como é compor as letras para o Kaotik? Vocês pesquisam sobre na literatura ou mesmo livros de história?

-- Pesquisamos quase nada, na verdade, ou talvez muito pouco. Nós gostamos de manter as coisas simples. Se vamos escrever sobre um evento histórico, nós vamos ficar com o básico que sabemos sobre ele e, você sabe, a exata veracidade do referido evento não é o ponto que estamos girando em torno, o ponto é a brutalidade e violência com que ocorreu. E, sim, o Encyclopaedia Metallum nos entendeu direitinho, esses temas são exatamente tudo sobre o que nós gostamos de escrever!





IV. O primeiro trabalho do Kaotik foi lançado em 2009. 'New Born Khaos' foi realmente uma ótima maneira de começar as coisas! Gostaria de destacar as faixas "Canibal Cops" e "Born To Kill". Como foi compor e gravar este trabalho? E o que sobre a arte de capa, que realmente tem uma alma thrash?


-- Começamos a escrever 'New Born Khaos' por volta de 2007. Éramos muito mais jovens e alguns de nós nem sequer tinha pelos na cara, assim você pode entender que nossas mentalidades eram muito diferentes naquela época.
O processo de gravação foi meio estranho porque mesmo nós sermos bastante bons músicos, foi a primeira vez de estúdio para todos e isso tudo também envolveu uma grande quantidade de álcool, mas tudo correu muito bem.




 'Starving Death' é o primeiro full-length da banda que já nos mostra a que veio Kaotik.




V.
O segundo trabalho é o primeiro álbum do Kaotik. 'Starving Death' saiu em 2011, via independente. Gostaria de destacar as músicas "Lobotomy", "Bad Awakening" e uma última "Inbreeding". Como foi o processo de gravação deste álbum? Além disso, neste trabalho, algumas pessoas famosas trabalharam com o Kaotik nos vocais: Dan Swanö e Luc Lemay. Então, como é que esta parceria aconteceu?
-- O processo de gravação fluiu da melhor forma para este álbum, uma vez que já tínhamos muito mais experiência em estúdio. Pierre-Luc conheceu Luc Lemay no Deathfest de 2010, em Maryland e contou-lhe sobre o nosso projeto. O cara e muito aberto à ideias e as coisas correram sem problemas desde aquela época. Também queríamos um backing vocal meio "infestdead" e, uma vez  que Dan Swano já estava masterizando, ele acabou fazendo esse vocal. Foi ótimo ter o Sr. Swano no álbum já que ele é tão fácil de trabalhar.






VI. O mais recente trabalho do Kaotik foi lançado no ano passado e é o segundo full-length da banda! Você vê que esta é uma obra impressionante desde a primeira vez que você olha para sua arte da capa por Dan Seagrave. Parece que Kaotik tornou-se um pouco mais obscura. Além disso, o som tornou-se mais pesado, um pouco mais levado para o lado death metal da força (risos). 'Torment' vem, certamente, mostrando-nos que quanto mais o Kaotik anda, melhor fica! Vocês podem nos contar um pouco sobre como esta obra-prima foi feita?

-- Estamos ficando mais confortáveis com o old school death metal conforme o tempo passa e para nós, 'Torment' é a evolução do 'Starving Death', porque além de melhorar o nosso som, o processo de escrita é aproximadamente o mesmo, nós principalmente compomos músicas nas jams que fazemos juntos. Cheias de riffs aleatórios, a gente seleciona e mantém os melhores, mas de vez em quando alguém traz uma música pronta, como Alexis veio com "Mentally Dead" e Sam com "Lobotomy" no 'Starving Death'. Assim, estamos abertos desta forma quanto aos processos de escrita também. Estamos muito orgulhosos de 'Torment' e nós sentimos que este é o nosso melhor trabalho até ago
ra.




'Torment' é incrível até mesmo por essa artwork porque ela jjá nos coloca na atmosfera do álbum.



 
VII. Assim, depois de falarmos sobre todas as obras do Kaotik até agora, como definiriam a evolução da música?
-- Naturalmente, nós ouvimos todos os tipos de metal e não-metal também, mas estamos todos 100% satisfeitos quando compomos as faixas. Nós nem sequer temos que falar uns com os outros para saber como nós escreveremos um novo material escrito, logo tudo tem acontecido naturalmente.





VIII. Qual seria a frase para descrever Kaotik e sua música a quem ainda não os ouviu antes?

 
-- Old Death metal muito inspirado, tanto pela sonoridade americana, quanto pela europeia, nos anos 90.





IX. Vocês tem tocado em muitos lugares no Canadá; Kaotik esteve até no W:O:A Metal Battle em 2015! O que vocês pensam sobre a cena local do metal underground? E, além disso, Kaotik, quais bandas underground vocês recomendam a um fã de metal?
--Nós não tocamos por todo o Canadá ainda, mas podemos dizer que a cena underground ao redor de Québec tem crescido muito nos últimos anos. As bandas seriam: Outre-Tombe, ÜltraRaptör, Saccage, Torturer, Survival Instinct, Atroce, Soiled by Blood. E todas só tem melhorado à medida que o tempo passa.





X. Como surgiu a parceria com a Unleash the Underground - grande nome, inclusive?

--Nós nos unimos com uma grande marca para lançar o 'Starving Death'  e as coisas não iam como nós queríamos, portanto, aproximamos a banda à selos menores e acabamos de assinar com a "Unleash the Underground". As coisas tem ido muito mais suave dessa forma. A comunicação é a maneira mais fácil
quando você não tem que atravessar um oceano para obter uma resposta, mesmo com a internet e todos as redes sociais existentes hoje. Nos sentimos mais seguros com um rótulo "underground" e até agora com não nos arrependemos de nada.





XI. Vocês pensam em alguma tour na América do Sul algum dia?
--Se tivermos a oportunidade de, por que não? A América do Sul é definitivamente uma parte do mundo que adoraríamos fazer turnê, ouvimos dizer que shows de metal por aí são muito loucos.





XII. Como esta a agenda do Kaotik para 2016? E o que vocês estão pensando para um futuro próximo?
--Antes de irmos para o terceiro álbum, nós vamos gravar um EP e um experimental em ajuste B mais profundo, mais obscuro e talvez um som um pouco "mais sujo", com talvez um ou outro cover.  Há também alguns shows na nossa programação também. Nos últimos meses, todo mundo na banda tem estado bastante ocupado com seus projetos paralelos, mas estamos mudando o foco de volta para o Kaotik e queremos tornar 2016 um grande ano para nós.





XIII. E para terminar a nossa conversa, eu gostaria de agradecer a vocês de novo e desejar tudo de melhor para cada um de vocês e pro Kaotik, é claro. O espaço final é com vocês!
--Bem, muito obrigado mesmo a você por toda a exposição e o apoio! Estamos ansiosos para espalhar nossa música na América do Sul e em todos os países possíveis!




Postado por Caterine Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário