segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Godless Angel: horror e ocultismo



















Localização: Kansas, EUA


Derek Neibarger (todos os instrumentos e vocal)


Gênero: death metal 

Godless Angel é uma banda sensacional que Renan Martins apresentou à mim. Eu realmente gostei desta banda e fiquei surpresa que um som tão surpreendente pode perfeitamente ser feito por apenas uma pessoa.
I. Olá, Derek Neibarger! Em primeiro lugar, obrigada por compartilhar um pouco do seu tempo com a gente nesta entrevista. Então vamos falar sobre suas influências: quais artistas que você considera como maiores contribuições para a música do Godless Angel?Derek: Oi, Renan! Obrigado pela oportunidade de falar sobre Godless Angel. Tudo o que eu ouço influencia em meu jeito de escrever e tocar na Godless Angel, até certo ponto, mas algumas das mais influentes são Slayer, Cannibal Corpse e Six Feet Under. Sou um grande fã de old school death metal. Também tenho inspiração por causa de bandas dos anos 90 como Carnage, Obituary, Massacre, Mortem, Demigod, Tyrant Trooper e Gorguts. E não é apenas a música dessa época que me agrada, eu amo a produção e a forma como estes álbuns soam. Há muito mais clareza e você pode realmente ouvir as guitarras. Muitos e muitos álbuns de death metal atuais são todos bateria e vocais, com guitarra e baixo sintonizados tão baixo e enterrados no mix que você não consegue sequer distinguir os riffs sob todos os blast beats. É renovador ouvir artistas como Gruesome retornando a esse estilo de produção dos anos 90. Eu gostaria de ouvir mais disso nas jovens bandas de death metal atuais.
II. Procurando informações sobre a banda, lemos que você uma vez dividiu palco com Neurosis e Green Day e isso nos surpreendeu porque as diferenças entre o death/thrash do Godless Angel e o alternativo/punk rock. Você pode nos contar como aconteceu isso?Derek: A parceria com o Neurosis e o Green Day aconteceu em 1990. Eu era o vocalista de uma banda de punk/metal chamado 2Car Family e fomos para a Costa Leste para uma turnê de verão. Por uma série de shows acabamos ficando juntos com as bandas acima mencionadas e isso rendeu num show muito interessante. Green Day se apresentou leve e divertido, 2Car Family foi apática e mais do que um pouco estranha, enquanto que o Neurosis tocou de forma incrivelmente obscura e intensa. Nenhuma das bandas tinha parceria com algum selo naquele momento e essa viagem juntos acabou sendo benéfica; nós compartilhamos refeições, abríamos uma para a outra, ajudamos quando as vans quebravam, fora a camaradagem mesmo. Eu poderia escrever um livro inteiro cheio de todas essas histórias, experiências e grandes memórias desse tempo. Foi realmente um grande momento!

 Esse é Derek Neinarger. O homem por trás do Godless Angel

III. Compor é uma das mais belas maneiras de se expressar e, por outro lado, uma das mais complexas também. Uma vez conhecido que escreveu 'Year One' em incríveis doze meses somente, pergunto: foi um processo de algum modo fácil para você?

Derek: Eu amo tudo o que diz quanto ao processo de composição e gravação. Se não, eu não teria continuado a fazê-lo durante os últimos trinta e dois anos. Mas tornou-se muito mais complexo e demorado uma vez que comecei a Godless Angel em 2012. As músicas são mais longas e muitas vezes são feitas cinco vezes para cada parte que, no geral, compõe uma música. Coisas que antes eram bastante simples, como escrever as linhas de bateria ou gravar solos de guitarra, evoluíram e tornaram-se muito mais complexas. Mas, honestamente, isso é uma coisa boa, porque isso significa que estou crescendo como músico e compositor e desafiando-me a fazer cada vez melhor, cada música melhor do que a última. E não importa quão difícil o processo se torna, eu ainda o amo e eu ainda estou viciado nisso.

IV. Sobre as letras, por que escrever canções baseadas principalmente em horror, morte e ocultismo?Derek: Desde o início, eu sempre quis que a letras do Godless Angel fossem ser divertidas e atemporais, então eu decidi abordar cada tema em cada música como uma história curta. Eu amo horror e ficção científica e ambos os gêneros se encaixam perfeitamente no death metal. Minha esposa, Chrissy, começou a me ajudar com as letras no meu segundo álbum, 'Dying Dead Undead Unholy', e passou a desempenhar um papel criativo ainda maior no próximo álbum, 'Harvester of Shadows'. Para esse, ela já veio com os conceitos líricos para seis das nove faixas. Ela ama horror e ficção científica tanto quanto eu e ela é extremamente criativa. Godless Angel é melhor por causa do envolvimento dela e eu não posso esperar para ver o que ela me mostrará com o próximo trabalho.



'Year One' é o primeiro full-length do Godless Angel


V. Se há algo que eu, pessoalmente, sou muito interessada, isto seria logo de banda. Olhando para o logo do Godless podemos facilmente ver que ele se encaixa com as letras e talvez tenha alguma coisa de Tim Burton misturada. Como foi a criar um logo para a banda?Derek: Infelizmente, a história por trás do logo não é nem um pouco emocionante. Eu simplesmente tentei várias fontes até que eu encontrar uma que eu gostasse. Quando criei Godless Angel, só queria escrever para mim mesmo e não me preocupar com o que os outros pensavam. Nunca esperei que a banda repercutisse da forma como ocorreu. Fazendo uma rápida retrospectiva, eu ​​deveria ter feito eu mesmo um logo a mão, mas depois de quatro anos me tornei muito ligado à ele, como está hoje, e é difícil imaginar qualquer outro em seu lugar. Com isso dito, fiz recentemente fazer algumas pequenas alterações que o tornam mais personalizado e não apenas uma outra fonte. A versão revisada fará sua estreia no próximo álbum do Godless Angel.
VI. É incrível que uma banda tão bem produzida pode ser criada por um grupo de grandes ideias vindas de apenas uma única pessoa. Ser uma one-man band é algo que você requer para esta banda?Derek: Eu comecei a escrever e gravar como artista solo em 2001. Eu já havia tocado com várias bandas por dezessete anos. Eu estava exausto de fazer shows ao vivo, viajar em tour, e ser parte de um grupo, mas não estava exausto de ser músico e artista. Desde que eu comprei meu primeiro baixo, em 1984, eu fiquei meio que obcecado com composição e gravação. Em meados dos anos 90, comecei a experimentar com um software de gravação em casa, como uma forma de criar demos de músicas novas para levar nos ensaios da banda. Quando a minha última banda terminou, comecei eu mesmo a gravar faixas completas e imediatamente me apaixonei pelo processo.Ser uma "banda de um homem só" permite  que eu tenha uma enorme liberdade criativa. A qualidade das minhas composições foi dramaticamente melhorada. Eu posso demorar tanto quanto eu preciso nos processos de rever e aperfeiçoar uma música, uma vez que não estou limitado a ver os demais membros da banda semanalmente ou utilizando um tempo em caros estúdios. Eu não acho que Godless Angel poderia ter acontecido fora desta definição, porque eu precisava ser capaz de crescer e evoluir o som no meu próprio ritmo. Isso é basicamente o que está acontece em "Year One". As faixas estão em ordem cronológica para que o ouvinte possa ouvir o som do Godless sendo trazido à vida, uma faixa de cada vez.

 'Dying Dead Undead Unholy' é o segundo trabalho do GA, e é um ótimo EP.



VII. Ao ouvir suas músicas, algo a se notar é que você sempre joga muito bem com intros poderosas para cada música do GA. Então, a dúvida é: é algo planejado ou não adicionar essas intros?Derek: Muito obrigado! Intros são quase sempre a última coisa que eu adiciono a uma faixa. Nem toda música precisa de uma, ,às vezes, é necessário dar-lhe um pouco mais de personalidade ou atmosfera. Mas, às vezes, você quer apenas uma música para bater direto, sempre dura e pesada desde o primeiro minuto. É muito bom saber que o trabalho extra com intros também é apreciado!


VIII. Godless Angel é realmente incrível, admito. Eu ouvi sobre a banda e sou do Brasil, tão longe dos EUA! Como é que as pessoas de seu país, de sua cidade, reagem quando ouvem o que você tem produzido com a banda?Derek: Obrigado pelas palavras gentis! O Brasil é o lar de tantas bandas matadoras de metal, como Vulcano, Krisiun, Mental Horror e uma das minhas novas bandas favoritas, Nervosa. Faz-me extremamente feliz e orgulhoso saber que tenho fãs aí! Tenho sido incrivelmente sortudo com o Godless Angel. Começou como algo muito pessoal e sem expectativas. Eu nunca poderia ter previsto a jornada que tinha pela frente. Um dos meus maiores apoiadores é Islander do metal no Blog No Clean Singing, que vem de fora de Seattle. Ele introduziu Godless Angel aos leitores do NCS de todo o mundo. Desde então, tenho recebido um grande apoio de fãs, blogs e estações de rádio, tanto dos EUA, como do exterior. Ainda fico meio perplexo quando recebo pedidos de entrevistas de outros países, como o Brasil, ou pedidos de autógrafos da França. Em 2014, fui contactado pela Inverse Records, da Finlândia, e um ano depois eles lançaram o terceiro álbum do GA, 'Harvester of Shadows'. Em Dezembro de 2015, HoS foi #79 no Top100 álbuns de metal de 2015 para o Antichrist Magazine, que fica na Ucrânia. Sempre que começo a pensar que as coisas estão acalmando, recebo outro lembrete de alguma forma ou de outra que as pessoas ainda estão ouvindo e apreciando o Godless Angel. Isso sempre coloca um sorriso enorme no meu rosto e eu sou eternamente grato!





IX. Mesmo para uma banda de um homem só, você nunca pensar em fazer shows com o Godless Angel?

Derek: No momento não há planos para uma versão ao vivo de Godless Angel, mas não estou descartando inteiramente essa possibilidade. Seria muito emocionante para mim ouvir essas músicas executadas por uma banda e ver a reação do público. Acho que Godless Angel poderia fazer uma trilha sonora arrasadora num moshpit! Talvez isso vai aconteça algum dia, vamos ter que esperar e ver.

O trabalho mais atual é o full-length chamado 'Harvester of Shadows'  me  surpreendeu desde a primeira vez que o ouvi.



X. Mais uma vez, agradeço a você, Derek Neibarger, por compartilhar seu grande trabalho com a gente. Terminamos esta entrevista com este espaçolivre para você dizer o que quiser.

Derek: Obrigado, gostei muito de responder às suas perguntas! Atualmente, estou trabalhando em um novo álbum para o Godless Angel, que será lançado no dia 04 de Abril. Nesse meio tempo você pode encontrar meus primeiros três álbuns no Bandcamp (clique aqui) e você pode acompanhar GA no Facebook (clique aqui). Obrigado novamente!







Postado por Caterine Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário