quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Atlantis: o power trio catarinense de heavy metal



Localização: Jaraguá do Sul, SC

Tino Barth (vocal, guitarra)
Jonathan Odorizzi (baixo)
Bruno Eggert (bateria)

Gênero: heavy metal


Hoje trazemos Atlantis, por indicação da Produtora Sangue Frio. Confiram a entrevista que fizemos com o power trio! "A banda Atlantis surgiu em meados de 2013 com influências nas principais bandas do movimento N.W.O.B.H.M. que mostrou grandes bandas como Iron Maiden, Angel Witch, Diamond Head entre outras"

I. Olá, Atlantis! Primeiramente, muito obrigada, em nome do blog Oroborus pela oportunidade de entrevista. Logo de cara, quando conhecemos uma banda, o que nos chama atenção antes mesmo do som é seu nome. Qual a origem do nome Atlantis? Tem mesmo a ver com o tal continente perdido da lenda?
Opa, nós que agradecemos pelo convite da entrevista. Bom, o nome da banda foi inspirado na música “Atlantis” do Angel Witch, música que fala sobre o continente perdido. Achamos um nome bem bacana para a banda!


II. Outra coisa que chega antes da música, além do nome, é o logo da banda. Quem idealizou o logo de vocês e como foi encaixá-lo na proposta de som e de nome Atlantis?
A atual logo foi feita pelo Fabiano, baterista do Battalion, que inclusive fez a capa para o nosso novo EP. Antes a gente não tinha praticamente uma logo definida e estávamos utilizando uma que não estava lá aquelas coisas... Até que um dia ele foi a um show nosso, curtiu nosso som e disse que iria fazer uma logo descente que tivesse a cara da banda.


III. A formação de uma banda certamente entra pra história de um grupo. Quais foram as dificuldades que tiveram neste período inicial da Atlantis?
Bom, já tivemos muitas trocas de integrantes na banda até chegar na atual formação. Todas as trocas foram difíceis mas sempre que houveram trocas evoluímos em relação ao som e esperamos que a atual formação dure pois estamos em um ótima fase agora.
 Da esquerda para a direita: Jonathan Odorizzi, Bruno Eggert e Tino Barth.


IV. Quais influências musicais cada um de vocês traz para a Atlantis? Quais bandas lhes inspiram a tornar-se músicos?
O nosso foco principal é nas bandas da N.W.O.B.H.M. como Angel Witch, Iron Maiden, Diamond Head entre outras, que nos inspiram bastante, e também nas bandas de Heavy Metal da nova geração como o Cauldron, Skull Fist e por ai vai, que estão mandando muito bem atualmente.


V. Segundo o Encyclopaedia Metallum, os temas das letras das Atlantis são mitologia e ocultismo. Como se deu esta escolha de temas? Vocês se baseiam em alguma pesquisa prévia ou literatura específicas sobre os temas?
Geralmente procuramos pesquisar histórias e mitos para compor as músicas, como na música “Cretan Labyrinth”, em que contamos a história de Teseu e sua missão em Creta ou em “Stormbringer & Mournblade” que foi inspirada no primeiro livro da saga Elric de Melniboné de Michael Moorcock, já nas músicas “Summoning the Witch” e “Mistress of the Night” já falamos mais sobre bruxaria. Sempre procuramos contar uma história em nossas músicas.

VI. O primeiro trabalho da Atlantis foi gravado em 2014 e lançado em 2015. Nele destaco o instrumental de “Cretan Labyrinth” e “Chained”, além da faixa cover da banda de mesmo nome. Como foram os processos de composição e gravação do EP ‘Summoning the Witch’?
Logo que a primeira formação da banda começou a ensaiar já iniciamos a compor as músicas que estão no primeiro Ep, o entrosamento da banda na época estava muito bom e não tivemos muitas dificuldades para compor, apesar de não termos muita experiência.
'Summoning the Witch' e sua conceitual arte de capa


VII. Uma curiosidade: como foi para vocês o primeiro show da Atlantis?
Nosso primeiro show foi meio que de surpresa, pois tocamos em Birigui-SP, pois substituímos de ultima hora a banda Frade Negro no evento “As Mais tocadas do Inferno”, fomos a última banda e tocamos praticamente para o pessoal da nossa excursão... haha. Mas pelo menos o evento foi Open Bar.


VIII. Como descreveriam a sonoridade da Atlantis em apenas três palavras?
Heavy Metal Tradicional


IX. Por que decidiram cantar somente em inglês? Há a chance de virem a cantar em português no futuro?
Pensamos que cantando em inglês fica melhor para podermos espalhar nosso som para qualquer lugar do mundo por ser a língua “padrão”, a mais utilizada no heavy metal... Mas nada nos impede de compor em português no futuro. No inicio da banda tocávamos alguns covers da banda Harppia que eram cantados em português, e que também nos serve de inspiração.


X. Relacionado à Atlantis, qual seria o maior sonho de vocês?
Ter nosso som reconhecido e apreciado pelo mundo afora.



XI. Vocês participam de muitos fests na região de SC. O mais recente deles foi o Fear Fest, em Janeiro, no qual a Atlantis dividiu palco com Rhestus, Imperious Malevolence, Alkanza, Poison Beer, Batallion, Evil Domain, M-19, Luciferiano e SynTZ. Como classificariam a cena do metal underground em SC?
A cena é muito grande aqui em SC, mas está muito dividida, seja por pessoas que só apreciam um gênero especifico ou por panelinhas de pessoas com a mente fechada para as outras bandas novas... Nós temos dificuldade por sermos uma das poucas bandas que segue o gênero do Heavy Metal tradicional e aqui no estado estamos com um publico muito escasso, mas nada vai fazer com que a gente pare e esperamos conquistar mais pessoas com o nosso som e reunir o pessoal.


A banda marca presença nos eventos underground na região de SC.

XII. Ainda sobre o underground, quais bandas do underground nacional, além da Atlantis, claro, vocês indicariam à qualquer fã de metal?
Uma banda que sempre vamos recomendar pelo apoio que eles nos deram é o Battalion que com certeza é uma das melhores bandas da região e tocam um Heavy/Speed muito fudido. Mas também recomendamos outras bandas aqui da região que manda um som de qualidade como a Impiedoso, Spiritus Diaboli, Axecuter, Poison Beer, Hell Gun, Luciferiano, Oculto, Verbal Atack entre muitas outras!


XIII. Como se deu a parceria entre vocês e a Produtora Sangue Frio?

Iniciamos nossa parceria no final do ano passado e com certeza tem ajudado muito na divulgação do nosso trabalho e no agendamento de shows. O trabalho que o Patrick vem fazendo é muito responsável e de qualidade e esperamos manter a parceria!


XIV. Como está a agenda da Atlantis para este começo de 2016? E quais os planos para um futuro próximo?
Estamos fechando algumas datas para uma mini tour com o Axecuter de Curitiba. Mas estamos com muitas datas vagas para shows, se alguém estiver interessado só entrar em contato com a gente.


XV. E para fechar nossa conversa, novamente agradeço à vocês pelo tempo e disposição em nos responder. Desejo sucesso à cada um de vocês e à Atlantis. O espaço final é livre para vocês!

Nós que agradecemos pela entrevista, gostaria de lembrar que logo logo saí nosso novo Ep, “Hotter Than a Burning Church”!!! E é isso aí, Valeu!!





Postado por Caterine Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário