segunda-feira, 25 de abril de 2016

Desdominus: sem domínio, agressivo e melódico



Localização: Americana, São Paulo


Paolo Bruno (Guitarras e Vocais)
Wilian Gonsalves (Guitarras)
Rafael Faria (Contra Baixo)
Ney Paulino (Bateria)



Gênero: death/black metal


I. Olá, Desdominus! Primeiramente, muito obrigada em nome do blog Oroborus pela oportunidade de fazermos essa entrevista com vocês. Uma curiosidade que tenho sobre a banda é a história por trás do nome Desdominus. Poderiam nos contar um pouco sobre?

Desdominus: Saudações é uma honra pra nós ter a oportunidade de ceder esta entrevista, o nome da banda vem de uma junção do latin (Dominus) com (Des) da nossa língua pátria, a tradução seria algo como sem domínio, sem deus o nome representa nossa forma de pensar a respeito de não sermos submissos a nenhum tipo de Deus ou Doutrina.




II. A Desdominus está na ativa desde 1993, certo? Tendo lançado, como ser quase comum hoje, duas demos antes do primeiro álbum. São elas: ‘Autopsy of the Mind’, lançado em 1997 e ‘Judgement of the Souls’, em 1999. Como foi compor e produzi-las?
Desdominus: O trabalho de produção das demos tapes foi bem interessante, embora na época em que foram lançadas não tivéssemos todo o aparato tecnológico existente hoje, a aceitação dos trabalhos foi muito boa, inclusive até hoje somos cobrados para tocar sons das demos em nossas apresentações. Recentemente começamos a estudar a possibilidade de regravarmos alguns sons das demos com uma roupagem mais atual, pois com certeza as 2 demos representam uma base sólida que criamos lá atrás e temos muito orgulho disso até hoje.






III. Quem lhes inspirou a pegar um instrumento pela primeira vez? Quais as influências que cada um de vocês trouxe/traz e contribui para a Desdominus?
Desdominus: A inspiração para o início da banda surgiu do interesse de jovens amigos que se conheciam da época da escola e tinham o gosto musical em comum, bandas como Unleashed, Obituary, Entombed, entre outras e com o passar do tempo foram trazendo novas influências para o som da banda.
Da esquerda para a direita: Ney Paulino, Rafael de Faria, Wilian Gonsalves e Paolo Bruno



IV. Em 2005, Paolo Bruno, mesma época em que se fundava sua excelente Thy Light, se juntou à Desdominus. Como se deu essa parceria entre vocês?
Desdominus: Com a saída do nosso antigo vocalista/guitarrista Douglas Martins, iniciamos a procura por um novo membro que se encaixasse na proposta ideológica e musical da banda, após alguns testes e um tempo de procura encontramos o Paolo Bruno que se mostrou apto e capacitado para assumir o posto deixado e trouxe uma nova carga de energia criativa para a banda.




V. A temática é algo importantíssimo para que a sonoridade, por mais incrível que seja, não fique vazia. Por que, segundo o Metallum, escolheram a iconoclastia, o ateísmo, a antirreligião e a liberdade como temas para as letras da Desdominus?
Desdominus: Adotamos estes temas, pois eles expressam nossa forma de pensar como pessoas e acreditamos que a liberdade na vida do homem é algo muito valioso e deve ser aproveitada, as letras são uma afronta a todas as religiões que aprisionam o homem a velhos conceitos, em resumo ser livre é uma condição necessária.


VI. O primeiro full-length da Desdominus, lançado há 12 anos é incrível. Desde a arte de capa, simples, porém linda, nos deixando sem palavras. Como foi compor, gravar e lançar o álbum ‘Without Domain’?
Desdominus: O processo criativo seguiu basicamente a maneira como somos acostumados a compor até hoje, alguém vem com a ideia (geralmente riffs de guitarra) e cada um vai criando e encaixando seu instrumento, esse álbum foi composto em sua maioria no local onde ensaiávamos, no entanto sofremos um pouco com a falta de recursos financeiros e o lançamento do álbum foi adiado por algumas vezes, fizemos uma gravação caseira até que firmamos uma parceria com a Heavy Metal Rock Rec. e a Pure Hell Rec. e regravamos o `Without Domain` em estúdio profissional.



VII. Vocês têm participado de diversos fests pelo estado de São Paulo, certo? Alguns deles como o Nocautfest, Hord of Demons, Hunterground, Blasphemy Celebration, dividindo palco até com bandas já consagradas como Krisiun, At the Gates, Asphyx e Master. Quais seriam as impressões que tem dos palcos do metal underground no Brasil?

Desdominus: A impressão que temos tido nos últimos tempos em relação aos shows, é que a organização tem se preocupado mais em oferecer uma estrutura adequada paras as bandas mostrarem seu trabalho e apesar do pessoal que apoia a cena comparecendo nos eventos e adquirido merchandise, ainda falta um número mais expressivo de público pra fazer com que a organização dos eventos tenha caixa pra dar continuidade nos fests e apoiar as bandas undergrounds e a cena como um todo.





VIII. Vocês fazem parte da coletânea ‘Evil Warriors of the Southern Lands’, pelo selo da Goat Music Records. Como esta participação chegou até vocês?

Desdominus: Recebemos o convite dos responsáveis pela coletânea, com quem temos amizade até os dias de hoje.





IX. Como vocês descreveriam a sonoridade da Desdominus para quem ainda não os conheça, usando apenas três palavras?

Desdominus: Agressivo, melódico e dinâmico.



X. O segundo full-length, igualmente maravilhoso, foi o incrível ‘Devasting Millenary Lies’, lançado em 2013, dez anos após o primeiro. Como foi compô-lo e produzi-lo?

Desdominus: Nesse disco tínhamos todas as músicas prontas e já as tocávamos a um bom tempo, escolhemos as que fariam parte do track list do cd, mudamos algumas partes que achamos que poderiam ser melhoradas dessas músicas e entramos em estúdio pra gravar.





XI. O mais recente trabalho de vocês é ‘Uncreation’, full-length lançado no ano passado. Como descrever a evolução da Desdominus até chegar neste trabalho que está muito além do excepcional?

Desdominus: Tempo de vivência. Estamos no auge do entrosamento entre os integrantes, essa é a formação mais sólida e duradoura que tivemos, dos 23 anos de banda, os 11 últimos foram com a atual formação e isso cria uma atmosfera criativa propícia, onde cada um coloca sua personalidade musical e o resultado disso é a identidade que a banda trás nas suas músicas. Esse foi também o primeiro trabalho gravado com metrônomo, onde tivemos um produtor (Ricardo Biancarelli/Estúdio Fuzza) que sabia exatamente o resultado que esperávamos e conseguiu superar nossas expectativas, enfim, tudo somou de maneira positiva no resultado final desse trabalho.
'Uncreation' é um álbum excepcional, de fato, e isso já se mostra por essa arte de capa espetacular.



XII.  Como está a agenda da Desdominus para 2016? E quanto aos planos futuros, o que almejam?

Desdominus: Este ano fizemos dois shows em fevereiro e estamos com a agenda aberta pra novas propostas. No fim desse ano estamos planejando uma tour pelo Nordeste. Pretendemos gravar mais um clipe até o meio do ano e já iniciar as composições para um novo álbum.




XIII. Para finalizar nossa conversa, novamente gostaria de agradecê-los mais uma vez e desejar sucesso à Desdominus em nome do blog Oroborus. O espaço final é com vocês!

Desdominus: Agradeço igualmente pelo espaço cedido e pelo tempo despendido no apoio a nosso trabalho. Sucesso ao Blog Oroborus.





Postado por Caterine Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário